Rentabilize seu sítio! Bruno Dal Ben Paulino: novembro 2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SALMOS 24 E 25
A felicidade do perdão31 (Heb. 32) ¹ De Davi. Hino
Feliz aquele cuja iniqüidade foi perdoada, cujo pecado foi absolvido.
Feliz o homem a quem o Senhor não argúi de falta, e em cujo coração não há dolo.
Enquanto me conservei calado, mirraram-se-me os ossos, entre contínuos gemidos.
Pois, dia e noite, vossa mão pesava sobre mim; esgotavam-se-me as forças como nos ardores do verão.
Então eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa.
Disse: “Sim, vou confessar ao Senhor a minha iniqüidade”.
E vós perdoastes a pena do meu pecado.
Assim também todo fiel recorrerá a vós no momento da necessidade.
Quando transbordarem muitas águas, elas não chegarão até ele.
Vós sois meu asilo, das angústias me preservareis e me envolverei na alegria de minha salvação.
São muitos os sofrimentos do ímpio.
Mas quem espera no Senhor, sua misericórdia o envolve.
Ò justos, alegrai-vos e regozijai-vos no Senhor.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

I JOÃO 2.3

 

Filhos de Deus

3 ¹ Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. ² Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é. ³ E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro. 4 Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei. 5 Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado. 6 Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.

7 Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo. 8 Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis  por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio. 9 Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus. 10  É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão. 11  Pois esta é a mensagem que tendes ouvido desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 12  Não façamos como Caim, que era do maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão, justas.

 

Ódio e amor do próximo

 

13 Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15 Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino.

16  Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. 17 Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus? 18  Meus filinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade. 19  Nisto é que conheceremos se somos da verdade, e tranqüilizaremos a nossa consciência diante de Deus, 20 caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas. 21  Caríssimos, se a nossa consciência nada nos censura, temos confiança diante de Deus, 22 e tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a seus olhos. 23  Eis o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou. 24 Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

 

 

 

Falsos profetas

 

4 ¹ Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo. ²  Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus; 3 todo espírito que não proclama Jesus não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo.

4 Vós, filinhos, sois de Deus, e os vencestes, porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo. 5 Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro.

 

Caridade

 

7 Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9  Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. 10  Nisto consiste o amor: não em termos nós amamos a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.

11 Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. 13  Nisto é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito. 14  E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15  Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus.  16 Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.

17  Nisto é perfeito em nós o amor que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo.  18 No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não perfeito no amor. 19 Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro. 20  Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. 21 Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão.

Fé em Jesus Cristo

5 ¹  Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. 2  Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. ³ Eis o amor de Deus:  que guardaremos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, 4 porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5  Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

6 Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade. 7 São, assim, três os que dão testemunho: 8 o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.

9 Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho. 10 Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11  E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12  Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

Conclusão

13 Isto vos escrevi para que saibas que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus.

 

Apêndice

Oração pelos pecadores

 

14 A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, ele nos atenderá. 15 E se sabemos que ele nos atende em tudo quanto lhe pedirmos, sabemos daí que já recebemos o que pedimos.

16  Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este. 17  Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte.

 

Conclusão

18  Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca. 19  Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.  20  Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecer o Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

21  Filinhos, guardai-vos dos ídolos!